A nutrição no autismo
- Tainá Castro Torres Coquemã

- 30 de jul. de 2025
- 1 min de leitura

A nutrição no autismo (TEA — Transtorno do Espectro Autista) é uma área muito importante e complexa, que pode influenciar diretamente o comportamento, o desenvolvimento e a qualidade de vida.
A alimentação pode desempenhar um papel fundamental no manejo dos sintomas do autismo, ajudando a reduzir problemas gastrointestinais, promover um sono mais reparador e melhorar a concentração. (Continua após a publicidade)

Existem muitos desafios enfrentados pelos neuro típicos que a nutrição é primordial, como por exemplo na seletividade e dificuldades alimentares que podem levar na carência de nutriente. Devido a isso é necessário um acompanhamento nutricional especializado para que haja suplementação quando necessário. Introdução de alimentos de forma gradual e respeitosa. Além do mais, existem alguns casos há a necessidade de dietas como por exemplo as sem glúten e caseína que são benéficas as crianças.
Portanto, é essencial que pais, cuidadores e profissionais de saúde estejam atentos à importância da nutrição no autismo e busquem orientação especializada para garantir uma alimentação adequada e benéfica para as crianças autistas.
Por Tainá Castro Torres Coquemã
Nutricionista clínica e capacitada em terapia alimentar no autismo




Comentários