Musicoterapia: um toque certeiro para o desenvolvimento.
- Jéssica de Souza Seródio
- 11 de set. de 2025
- 1 min de leitura

A musicoterapia consiste em uma prática terapêutica, que vem ganhando cada vez mais espaço no tratamento de sintomas como ansiedade, depressão e transtornos do neuro desenvolvimento. (Continua após a publicidade).

Ela considera, que cada elemento musical, pode ser usado em favor de sanar dificuldades, aprimorar aprendizagens, promover bem estar e auto estima, dentre tantos outros benefícios. Sempre respeitando a singularidade de cada paciente, pois como exemplo, no tratamento de pessoas autistas, nos deparamos muitas vezes com hipersensibilidade à sons, mas com as intervenções corretas, é mais um item a somar em seus benefícios alcançados a médio e longo prazo.
Com a utilização da música, também podemos notar melhoras consideráveis em Interação, comunicação e socialização. Podendo ser essencial na aprendizagem da fala, no reconhecimento de emoções, e um fortalecedor de laços. Pessoas que cantam e tocam juntas, tendem a ser mais próximas e a terem um relacionamento mais saudável.
No processo musicoterapêutico, o paciente não apenas " escuta musiquinhas", mas participa ativamente de todo o processo: cantando, dançando, ou explorando instrumentos musicais.
Jéssica de Souza Seródio
Musicoterapeuta




Comentários