Autismo genético e hereditário. Qual a diferença?
- Maria Selma Silva Corrêa

- 18 de jan.
- 1 min de leitura

A principal diferença entre autismo genético e autismo hereditário está na origem das alterações genéticas envolvidas. (Continua após a publicidade).

Autismo genético refere-se a qualquer forma de Transtorno do Espectro Autista (TEA) que tenha base em variações genéticas, independentemente de serem herdadas ou resultantes de mutações espontâneas. Muitas dessas mutações podem surgir de novo (não presentes nos pais) e ainda assim causar autismo.
Autismo hereditário é um subtipo do autismo genético em que a condição é transmitida de geração em geração. Ou seja, há um histórico familiar de TEA ou de traços associados, indicando um padrão de herança genética. (Continua após a publicidade).

Em resumo, todo autismo hereditário é genético, mas nem todo autismo genético é hereditário, já que mutações espontâneas também podem causar a condição.

O autismo tem base genética, mas fatores ambientais podem influenciar seu desenvolvimento. Exposição a toxinas, infecções maternas, complicações no parto e deficiências nutricionais podem aumentar o risco, especialmente em pessoas geneticamente predispostas.
Dr Maria Selma da Silva Corrêia
Terapeuta Ocupacional
(CREFITO 027493)




Comentários